Magazine Hiperligado

domingo, 18 de julho de 2010

Comer Bem ---- Sopas e Caldos



Uma boa alimentação e fundamental para uma boa saúde do corpo, saber preparar um bom prato e uma arte al alcance de todos mais poucos são os que se aventuram pelos caminhos da colina ria uma arte que da prazer de fazer e degustar um bom prato executado através de uma boa receita.
Comer Bem lhe oferece boas receitas e boas dicas de uma boa cozinha aproveitem e façam saborosos pratos.




Conselhos úteis

Uma das preocupações mais sérias de uma dona de casa é a escolha do vasilhame de cozinha. Há utensílios de ferro, cobre, alumínio, níquel, pedra,porcelana,barro, ferro-ágata e vidro inquebrável.

Quais os melhores e os mais higiênicos ?
Sem duvida os de vidro, de porcelana ou de ágata. Não quer isso dizer que não se possa usar as demais qualidades de vasilhame.

As panelas de metal exigem cuidados especiais, principalmente as de cobre quando não são estanhadas interiormente.
O perigo do uso de vasilhas de cobre é o azinhavre- veneno dos mais violentos. Os tachos de cobre, muito usados, devem, por conseguinte, ser conservados bem limpos e brilhantes. Nunca se deve deixar esfriar neles qualquer doce ou alimento. Para areá-los, alem do sapólio e outros preparados em voga, pode-se usar laranja azeda e sal, ou limão e sal, ou vinagre e sal e um pouco de cinza.

As gamelas de barro vidrado não são muito recomendáveis, pois o vidro interno dificilmente se conserva intacto por muito tempo.
Qualquer descuido pode acarretar graves danos, porque a acçao do fogo derrete a substância vítrea que as recobre. E essa, muitas vezes , a causa de graves perturbações do estômago e intestino.

As panelas de pedra ou de barro, embora excelentes para certos usos, apesar de pesadas e más transmissoras de calor, principalmente as primeiras, quebram-se com facilidade.

Quanto a raladores para frutas e legumes, prefira sempre os de alumínio, os quais tem a vantagem de não deixar escurecer as batatas e os frutos..

-------------------------------------------------------------

Sopa de Lentilhas

½ - kg de lentilhas ( 2 ½ xícaras )
1 – colher ( sopa ) de óleo
3 – dentes de alho
1 – cenoura de tamanho médio cortada em rodelas ( ½ xícara )
1 – talo de salção grande cortado em rodelas ( ¾ de xícara )
2 – colheres ( sopa ) de salsa picada
1 – tablete de caldo de carne
1 – folha de louro
Sal
Pimenta ¼ colhe ( chá ) de tomilho
1 – lata de carne (viandada presuntada ) ou 150 g de presunto cortado em fatias e depois em cubinhos
1 – kg de tomate sem casca e cortado em pedaços.

Modo de fazer:

Coloque numa panela a lentilha, o óleo e 5 xícaras de água. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Cozinhe durante 2 minutos e retire do fogo. Tampe e deixe descansar por 1 hora. Acrescente o alho, a cenoura, o salsão, 1 xícara de água, a salsa, o tablete de caldo, a folha de louro, o sal, a pimenta e o tomilho. Leve ao fogo até ferver. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até que as lentilhas fiquem macias ( por cerca de 1 hora )
Junte a carne cortada em cubinhos e o tomate. Cozinhe em fogo baixo sem tampar durante 30 minutos.
Sirva como prato único ou entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário