Magazine Hiperligado

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pratos a base de feijão


Feijão com leite de coco = Escolha, lave, cozinhe e tempere meio quilo de feijão mulatinho como está explicado na receita feijão verde,. Depois disto, passe-o por uma peneira fina. Rale um coco e tire-lhe o leite grosso, juntando ao bagaço uma xícara de água quente para extrair o leite ralo que juntará ao feijão peneirado, fazendo-o ferver mais um pouco. Na hora de servir, junte o leite grosso, torne a levar ao fogo só para abri fervura e retire, juntando-lhe na terrina, um pouco de azeite-de-dendê aquecido em banho-maria.


Feijão verde = Depois de debulhá-lo leve-o a cozinhar em água com sal, deixando a panela destampada para que o feijão não perca a cor. Quando estiver cozido, tempere-o com um refogado de gordura, sal , cebola picadinha, pimenta-do-reino e cheiros verdes. Deixe ferver um pouco para que não fique com muito caldo.


Feijão branco = Escolha e cozinhe como o feijão mulatinho. Ao temperar, junte ao refogado um pedacinho de folha de louro e uns tomates. Cozidos com costelas de porco ou lombo ( d.fumados ou frescos ) e muito mais gostoso. Também pode juntar ao refogado o que melhora consideravelmente o tempero uns pedaços de lingüiça ou salsicha.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pratos a base de arroz




Arroz com almôndegas = Prepare umas almôndegas de carne de vasa ou de vitela; faça o arroz solto e, quando os dois ingredientes estiverem prontos, arrume numa travessa uma camada de arroz outra de almôndegas, polvilhe com queijo parmesão ralado, outra camada de arroz e outra de almôndegas, polvilhe com queijo e leve ao forno por alguns minutos. Sirva bem quente.


Arroz com camarões frescos = Tome um quilo de camarões frescos. Limpe-os bem e separe as cabeças. Afervente as cabeças em separado, coe e guarde a água para junta-la, fervendo, ao arroz. Leve uma panela ao fogo, com gordura, refogue um pouco de cebola em rodelas, junte sal com alho e alguns tomates picados e continue refogando ate se desmancharem os tomates. Junte meio quilo de arroz já limpo e lavado e os camarões e refogue mais um pouco. Ponha a água em que aferventou as cabeças, tampe a panela e retire-a para fogo brando, para cozinhar devagarinho. Quando estiver quase cozido, ponha cheiro verde. Este arroz não deve secar e sim ficar mole.


Arroz com galinha = limpe uma galinha e corte-a pelas juntas temperando-a com sal, alho e cheiro verde. Leve ao fogo uma caçarola com gordurae, quando esta estiver quente, junte-lhe os pedaços de galinha deixe refogar muito bem. Quando a galinha tiver tomado uma cor alourada, por igual, junte-lhe duas xícaras de arroz e cebola batidinha; diexe refogar por mais algum tempo, junte os tomates, refogue mais um pouco e junte água fervendo o suficiente para cozinhar a galinha que deve ser nova. Ponha meia folha de louro, cheiro verde e tampe a panela para que cozinhe em fogo forte, por uns minutos, depois leve-a ao fgogo brando não deve ficar seco e sim mole.


Alcachofras com Arroz
500 gramas de arroz
3 – alcachofras
2 – dentes de alho
1 – cebola picada
3 – colheres de sopa de óleo
2 – colheres de sopa de massa de tomate
Sal e limão
Preparo=
Lavar bem as alcachofras. Eliminar as pétalas e cortar a parte não comestível.
Cortar em quatro ou oito pedaços e deixar de molho em água com limão durante 10 minutos. Colocar numa panela o óleo e refogar a cebola e o alho.
Juntar as alcachofras e refogar mais um pouco. Acrescentar a massa de tomate,o sal,o arroz e fritar bem.
Juntar água quente suficiente para cozinhar o arroz. Para servir, colocar numa travessa e enfeitar a gosto.



Arroz á Espanhola
1 ½ - xícaras de arroz cozido
1 – cebola
1 – pimentão
½ - xícara de palmito
7 – azeitonas
2 – tomates
1 – dente de alho
2 – colheres de sopa de salsa
2 – colheres de sopa de queijo ralado, sal a gosto
Preparo=
Refogar cebola, o alho e o palmito. Juntar o arroze, quando estiver ligeramente dourado, adicionar o tomate e o pimentão picado.
Colocar em seguida tudo numa assadeira, juntando-lhe o queijo, a salsa picada, o sal e as azeitonas ( sem caroços ) e ½ litro de água fervendo, cozinhando-o ao forno por meia hora.


Arroz ao Forno
300 – gramas de caldo de verduras
3 – tomates sem pele
60 – gramas de arroz
2 – cebolas grandes
Alho, pimentão, Mangerona, sal a gosto
2 – colheres de sopa de óleo
Preparo=
Colocar em um pirex o arroz e as cebolas picadas e deixar torrar no forno.
Quando começar a dourar, juntar o caldo de verduras, os outros temperos e , por fim, os tomates picados.
Tampar e deixar cozinhar lentamente no forno.
Servir com saladas variadas.


Arroz Colorido
½ quilo de arroz
3 – cenouras
2 – beterrabas
1 – PE de alface
Preparo=
Cozinhar em separado as cenouras, as beterrabas.
Quando estiver cozido o arroz, dividir em 3 partes. Numa, misturar a beterraba amassada ou picadinha, noutra, as cenouras.
Colocar em camadas em forma de pudim, desenformar num prato de torta, enfeitar com folhas de alface.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Verduras, legumes, frutos, sementes e grãos


A boa alimentação requer o uso das verduras. Associadas á carne e ao pão, os vegetais facilitam a digestão por seus sucos, alem de actuarem como excitantes pelos sais que contem.


Designa-se , geralmente, sob o nome de legumes toda espécie de plantas comestíveis; folhas verdes, tubérculos, bulbos, raízes, flores, favas, feijões, lentilhas ervilhas, etc.


Berinjela á calabresa = Proceda como na receita de berinjela recheada. Cozinhe as berinjelas, arrume-as num prato que possa ir ao forno, recheando-as do seguinte modo: prepare uma mistura de farinha de milho com azeite bom e vinho ( deve ficar um mingau grosso ) recheie as berinjelas com a essa mistura e leve ao forno ate que as berinjelas fiquem bem enxutas, As berinjelas devem ser antes passadas ligeiramente em azeite quente com sal e alho picado. Polvilhe com orégão.



Beterraba = Da beterraba, tanto a branca como a vermelha aproveita-se tudo: folhas e batata. As folhas substituem com vantagem o espinafre e podem ser preparadas da mesma forma. A beterraba pode ser cozida ou assada. No forno elas adquirem melhor gosto, mais demoram muito tempo para assar, razão por que é preferível cozinhá-las Serve para acompanhar a carne cozida, para saladas, para enfeitar e completar pratos ou para misturar-se a outras verduras e legumes.


Bertalha = Prepare-a á milanesa, passando a folha em ovo batido e fritando em gordura, ou como salada. Neste caso e preciso aferventar antes as folhas.

Molhos



O molho é como a essência da flor e o suco da fruta. E ele que define o acepipe e o transmite as qualidades peculiares.

Muitas vezes a excelência de um prato ou de uma iguaria depende do molho que os completa. Pode-se dizer que o molho são imprescindíveis na boa cozinha.


Molho de alcaparras = ( para peixe cozido ) Leve ao fogo uma colher de manteiga e igual quantidade de farinha de trigo; assim que alourar, junte um copo de leite e sal e deixe engrossar, mexendo sempre. Ao retirar do fogo acrescente ao molho meia colher de manteiga e uma de alcaparra. Sirva-o na molheira.


Molho baiano = Em pouca água, temperada de sal, cozinhe umas pimentas vermelhas das grandes. Feito isto, escorra a água e passe as pimentas numa peneira fina. Numa caçarola, deite essa polpa de pimenta, um copo de bom azeite, um dente de alho moído, duas folhas de louro, uma cebola batidinha, um pedaço de canela em pau 4 cravos e um quarto de noz-mascada ralada e leve tudo ao fogo brando para tomar consistência coe enquanto quente e guarde num vidro.


Molho para saladas = Misture numa saladeira, duas colheres de bom vinagre, três de azeite fino ou comum, sal a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino, salsa picadinha. Depois de tudo bem misturado empregue em qualquer salada. Se gostar, pode juntar também uma pitada de mostarda.


Molho holandês = Leve ao fogo uma caçarola com duas colheres de vinagre branco, temperado de sal e pimenta, deixando ferver ate que o vinagre fique reduzido a uma colher das de cha, mais ou menos. Retire então do fogo junte-lhe duas gemas de ovo batidas, duas colheres de água fria e torne a levar ao fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau. Assim que começar a engrossar, retire do fogo, junte 20 grs. De manteiga e mexa bem para que ela fique derretida. Torne a levar a caçarola ao fogo por um minuto, retire novamente, leve mais um minuto ao fogo, torne a retirar e junte mais 20grs. De manteiga e proceda como antes ate que tenha empregado129 grs. De manteiga de 20 em 20 grs. Depois de pronto prove para ver se esta bom de sal e sirva-o com o que quiser.





Molho branco = Junte a um copo de leite duas colheres de farinha de trigo ou maisena, uma colher- das de chá ---bem cheia de manteiga fresca, sal e um pouco de queijo parmesão ralado. Leve essa mistura ao fogo regular, mexendo sempre ate engrossar. Se ficar muito espesso, delua com um pouco de água—este molho e para legumes ou galinha cozida.Molho de maionese ====Deite, numa vasilha funda ou numa tigela, três gemas cruas e três cozidas. Misture-as muito bem e , depois, mexendo sempre, va juntando, as gotas, um azeite fino qualquer, ate formar uma espécie de creme de boa consistência. Tempere de sal e na hora de servir junte o caldo de meio limão galego.


Molho brasileiro. ----- Tire o caldo de umas laranjas verdes ou limões, tempere de sal, pimenta-do-reino, cebola batidinha, salsa, cebolinha-de-cheiro e coentro, tido bem picadinho. Sirva com assados, carnes frias ou verduras cozidas.

domingo, 18 de julho de 2010

Saladas





A saladas um dos pratos que mais põem em evidencia o capricho e o bom gosto de uma cozinheira ou cozinheiro. Preparada com arte, esmero e cuidado, ela enfeita a mesa e predispõe favoravelmente os convidados.



Preparação de saladas-----cuidados necessários


1=== Devem-se em todas as preparações, seguir as indicações contidas nas receitas.

2 ------ Nas preparações mais finas, os tomates devem ser pelados e as sementes retiradas

3--------- Deve-se evitar que os ovos duros fiquem escuros, o que causa má impressão.

4-------- Escolha bem os ingredientes, aproveite somente os que estejam em perfeita condição.


5-------- Não aproveite legumes passados e nem folhas amarelecidas- indeciso de decomposição.


6---------Lave bem em diversas águas as folhas, depois de escolhidas, refugando as manchadas e dilaceradas


7-------Use sempre frutas descascadas e sem caroços.


8-------As alices ( enchovas ) empregue-as bem limpas e sem espinhas.


9-------Os frutos quando duros ( peras, ameixas, pêssegos,etc. ) devem ser aferventados com água açucarada e caldo de limão.


10-------Procure sempre elementos que se harmonizem nas composições, evitando assim insucesso.


Saladas de agrião ----------Escolha o agrião cortando-o em galhinhos; lave muito bem em água corrente, deixe escorrer e , na hora de servir, tempere com o molho para saladas ou com o molho brasileiro. ( veja receitas de molhos ) Enfeite com rodelas de tomates ou rabanetes cortados em flor.


Saladas de alface------------Escolha um ou dois pés de alface; corte as folhas em dois ou três tamanhos, lave-as em água corrente deixando-os escorrer bem num passador. Ao servir, ponha a alface na saladeira regue-a com o molho para saladas ( veja receitas de molhos ) misture-a bem e enfeite-a com rodelas de tomates, azeitonas e pedaços de ovo cozido. Se quiser dar á salada outra aparência, corte as folhas bem fininhas, como se faz com a couve á mineira.

Saladas de batatas = Cozinhe algumas batatas; corte-as em pedaços pequenos e tempere com o molho para saladas ( veja receita de molhos ) isto deve ser feito pelo menos uma hora antes de ser servida a salada. No momento de ir para a mesa, enfeite com alface picadinha, ovos cozidos, azeitonas e rodelas de tomate.



Salada de batatas com vinho madeira = Cozinhe algumas batatas; descasque-as e corte-as em rodelas, pondo-as ainda quentes, numa saladeira com vinho madeira---o bastante para molha-las bem, duas colheres de vinagre, uma colherinha de mostarda, sal e pimenta. Prepare um molho de maionese ( veja receita de molhos ) e na hora de servir cubra com ele a salada, enfeitando-a com azeitonas pretas.



Salada de beterraba. = Tome algumas beterrabas, lave-as e cozinhe-as. Descasque-as corte em rodelas e tempere com molho para saladas ( veja receitas de molhos ) enfeite com azeitonas bem grandes e rodelinhas de aipo.



Saladas de brócolos = Depois de cozidos e bem escorridos os brócolos, disponha-os num prato e regue com um molho de azeite, sal e vinagre. Sirva acompanhando


carne.Salada de carne---( de porco, de vaca, de vitela ou de carneiro ). Depois de assada ou cozida, parta a carne em fatias bem finas, tempere com o molho para saladas ( veja receita de molhos ) ou com molho brasileiro e arrume numa travessa, enfeitando com ovos cozidos, azeitonas, petits-pois, alcaparras, e rodelas de tomates.


Salada exótica ----- Tome um pé de alface,lave-o em água corrente e corte-o fininho como couve a mineira. Tempere com caldo de limão, azeite e sal. Forre com esta salada o fundo de uma saladeira e disponha em cima uns pedacinhos de laranja,de pêra, de banana, de maça, de abacaxi e algumas uvas partidas ao meio. Cubra tudo com um molho de maionese ( veja receitas de molho ) ao qual juntou duas colheres de nata grossa ou de creme de leiteria, batendo-o bem. Esta salada deve ficar na geladeira pelo menos meia hora antes de servir.


Salada de abobrinha e Aipo
100 – gramas de abóbora verde
100 – gramas de aipo
1 – colher de sopa de óleo
10 – gramas de nozes picadas
2 – colheres de sopa de suco de limão
1 – cebola == salsa picada == sal a gosto
1 – dente de alho esmagado
Preparo=
Rale o aipo e a abóbora em ralo meio grosso.
Misturar os outros ingredientes e juntar á abóbora e aipo.
Antes de servir enfeitar com pedaços de azeitonas pretas e salsa picada.


Salada de agrião
1 – maço de agrião
1 – cebola
1 – colher de sopa de óleo
2 – colheres de sopa de suco de limão e sal
Preparo=
Limpar e lavar bem o agrião, aproveitando para a salada só as folhas e pontas.
Deixar de molho em água de sal e vinagre para desenfetar.
Antes de usar, lavar mais uma vez.
Arrumar em uma travessa e enfeitar com tomates e ovos cozidos.
O tempero de suco de limão, cebola ralada, óleo e sal deve ser colocado somente antes de servir.


Salada Arco-Íres
4 – cenouras médias
3 – beterrabas médias
6 – rabanetes
200 – gramas de folhas tenras de espinafre
2 – cebolas médias
1 – pimentão
3 – tomates
4 – rábanos
1 – abacate pequeno
Preparo=
Cortar as cebolas em fatias finas, juntar óleo de oliva ( ou outro ) e colocar na geladeira por 1 a 2 horas em recipiente bem fechado.
Ralar as cenouras, as beterrabas, os rabanetes e o rábano.
Picar o espinafre,cortar o pimentão e o tomate em rodelas, e o abacate em tiras compridas.
Usar uma travessa grande e colocar as verduras em montinhos separados, juntando as cebolas a cada montinho, enfeitar com pimentão e abacate. Servir o molho em tigela separada.


Salada de cenoura com rabanete
Cenoura
Rabanete
3 – colheres de sopa de requeijão
Leite
1 – colher de sopa de óleo
Suco de limão
Cebolinha verde
Endro
Preparo=
Limpar e cortar duas partes de cenoura e uma de rabanete.
Bater depois um molho com requeijão, algumas colheres de sopa de leite,uma colher de óleo, suco de limão a gosto e temperar com alcaparras, cebolinha verde e endro.

Temperos e condimentos


Temperos ou condimentos simples e preparados

Denominam-se temperos ou condimentos toda substância que serve para adubar ou aromatizar a comida.


Açafrão = E Um tempero peculiar da cozinha indiana, indicamo-lo nas receitas dessa procedência. A maioria desses temperos e condimentos pode ser usada em pó; quando os utilizamos em grão, como a pimenta-do- reino, o cravo-da-india, o zimbro, ou em pedaços e casca, como o gengibre e a canela, devemos retirá-los logo depois de preparado o doce ou o acepipe.


Açúcar = E; como o sal, um dos condimentos básicos junto, em pequenas doses, a alguns legumes, evita que estes percam a cor na cocção . Em muitos pratos salgados é imprescindível uma discreta adição de açúcar para torná-lo de gosto mais delicado.


Alcaparra = E; um condimento que imprime um sabor fino a determinadas iguarias e serve de excitante.



Aves = Deve-se dar ás aves, antes de matá-las, uma dese de álcool ( vinho ou aguardente ) A carne fica mais tenra e o animal tem morte mais suave, sob a acçao do álcool.




Azeites = Os óleos vegetais e a manteiga estão actualmente em grande voga, indicados principalmente para as pessoas sujeitas a regime dietético, que sofrem do estômago ou do fígado. Nada mais acertado, não só porque os óleos e a manteiga diminuem a secreção gástica, como actuam sobre o fígado, aumentando a secreção biliar, que é alcalina, e sobre o pâncreas, cujo produto de secreção é também alcalizante dos ácidos do estômago.




Azeites de oliveira = O aspecto e o gosto do azeite depende do fruto s dos processos de preparação e filtragem. Não são todos os estômagos que toleram certos azeites excessivamente carregados ( mais de 5 % de acidez )
O azeite pode ser puro e no entanto não ser de boa qualidade. Para que o azeite seja verdadeiramente fino, dourado e brilhante, co ligeira fragrância e sabor de azeitona fresca, e preciso fabricá-lo á proporção que forem sendo colhidas as azeitonas. Nem todos os produtores entretanto têm essa paciência e cuidado. E também condição indispensável que as azeitonas sejam colhidas devidamente maduras e livres de qualquer enfermidade.

Comer Bem--- Menus


O menu deve ser organizado atendendo-se ao paladar e ás conveniências higiênicas das pessoas ás quais é servido.
Não há mister que sejam complexos e aparatosos, como supõem os –novos ricos.- Devem, pelo contrário, ser simples, agradáveis e variados. Não é a qualidade e esta se manifesta pelo esmero da confecção, variação e valor, sob o ponto de vista nutritivo, das iguarias e dos acepipes apresentados.
Entre comer e saber comer a diferenças é apreciável. E para saber comer é preciso tomar bastante a sério a questão alimentar, tão descurada entre nós, dedicando-lhe mais interesse e, portanto, maiores cuidados.
E erro supor que a escolha e a confecção e arranjo dos pratos, na constituição do almoço ou do jantar, possam ser feitos arbitrariamente, sem se levar em conta as condições e as necessidades orgânicas.
Além de sua parte estética,relativa ao arranjo e á apresentação, as refeições devem ser sadias e conter os elementos indispensáveis em calorias e vitaminas reclamados pela máquina humana no seu trabalho continuo
Devem os cardápios, portanto, reunir o útil ao agradável, salvaguardando,assim, a saúde e, consequentemente, vitalizando a espécie.
Para não fugir á regra dos manuais que trazem, coligidos e compilados de várias fontes, listas extensas de menus já elaborados, damos, nesta parte, além dos quadros do valor qualitativo dos alimentos e de suas calorias, uma série de indicações gerais a serem observadas na organização de um menu racional.
Não determinamos pratos: apenas estabelecemos uma certa ordem de escolha. O resto é claro, ficará a cargo das donas de casa, que segundo as suas predileções, combinarão á vontade as receitas que melhor lhes aprouverem



Guarnições usuais


Assados= Croquetes de batata ou rodelas ligeiramente douradas e tomates inteiros, pequenos, assados e regados com um tênue fio de azeite; batatas inteiras douradas ao forno, buquês de couve-flor ligeiramente regados com molho branco, cenouras da mesma forma, etc.

Aves= Batatas sautées minúsculas ( tamanho de azeitonas ) e cebolinhas fritas até dourar em manteiga ou azeite.



Bifes = Batatas-palha, batatas fritas em rodelas, salada de alface, salada de aurúcula em azeite fino e vinagre. Acompanhamento: refogado de cebola ou molho inglês.


Carne á milanesa = Leito de alface,rodelas de limão, azeitonas, pickles, etc.


Carne de panela = Enfeite com batatas douradas, pimentões grelhados, tomates sautés em azeite, arroz em forminhas com molho de tomate, batatas fritas em fatias grossas ou cozidas no próprio molho de carne, folhas de alface,etc.


Carne de vaca = ( assado de panela ou de forno ): _ champignons cortados em quartos, cebolas em rodelas, fritas, torresmos ligeiramente fritos ( não devem ficar queimados ) ou toucinho defumado cortado em pedaços curtos e fritos na manteiga. Esta guarnição, chamada á la borguignonne, contorna geralmente a peça cujo molho de cocção ou de assamento tenha tido como base ou elemento excelente vinho tinto.



Carneiro, cabrito = Cebola picada bem fina e dourada em manteiga, batatas fritas cortadas em quatro, em rodas ou em fatias finas ( misture esses dois elementos no próprio molho da carne e distribua a combinação em volta do pedaço ) .


Carnes marinadas = Croquetes de batata, crosta de torta, aparas, recortes de massa cobertos com purê de castanha ou com um molho compacto e um pedaço de trufa sobre cada um. Acompanhamento: molho ligeiramente picante.


Filés = Uma porção de chucrute preparada ou temperada a gosto e fatias de presunto magro. Acompanhamento: molho de carne ligado.


Lombo = Rodelas de limão, farofa de manteiga com torresmo inteiros, cenouras sautées, etc


Peixe, lagosta, etc. = Guirlanda de alface picada bem miúda em toda a volta, duas folhas inteiras em cada extremidade, azeitonas e rodelas de ovos duros. Acompanhamento: molho de maionese.


Peixe assado = Alface, rodelas de limão, camarões, pontas de espargos, grelos de banbu. Palmito, azeitonas pretas. Acompanhamento: molho de manteiga.


Peixe em postas = Sendo ensopado, cozinhe os adubos peculiares, batatas, abóboras e os demais legumes no caldo do próprio peixe, sendo frito, batatas sautées, petit-pois com molho de manteiga, pepininhos em conservas, azeitonas, palmito, etc. O prato pode ser enfeitado com folhas inteiras de alface e rodelas de tomates ou de limão.



Pernil = Deve ser arrumado em fatias sobre folhas de alface ou sobre o próprio molho que o rega ( é preferível que este seja ligeiramente picante ) , vagens sautées ou miscelânea de legumes. Acompanhamento: molho forte ou índia mango chutney ( molho de manga indiano ) .


Rosbife = Legumes sautés, soltos ou em miscelânea, alface ou chicória, etc. Acompanhamento : o próprio molho inglês ou mostarda.


.

Comer Bem ---- Sopas e Caldos



Uma boa alimentação e fundamental para uma boa saúde do corpo, saber preparar um bom prato e uma arte al alcance de todos mais poucos são os que se aventuram pelos caminhos da colina ria uma arte que da prazer de fazer e degustar um bom prato executado através de uma boa receita.
Comer Bem lhe oferece boas receitas e boas dicas de uma boa cozinha aproveitem e façam saborosos pratos.




Conselhos úteis

Uma das preocupações mais sérias de uma dona de casa é a escolha do vasilhame de cozinha. Há utensílios de ferro, cobre, alumínio, níquel, pedra,porcelana,barro, ferro-ágata e vidro inquebrável.

Quais os melhores e os mais higiênicos ?
Sem duvida os de vidro, de porcelana ou de ágata. Não quer isso dizer que não se possa usar as demais qualidades de vasilhame.

As panelas de metal exigem cuidados especiais, principalmente as de cobre quando não são estanhadas interiormente.
O perigo do uso de vasilhas de cobre é o azinhavre- veneno dos mais violentos. Os tachos de cobre, muito usados, devem, por conseguinte, ser conservados bem limpos e brilhantes. Nunca se deve deixar esfriar neles qualquer doce ou alimento. Para areá-los, alem do sapólio e outros preparados em voga, pode-se usar laranja azeda e sal, ou limão e sal, ou vinagre e sal e um pouco de cinza.

As gamelas de barro vidrado não são muito recomendáveis, pois o vidro interno dificilmente se conserva intacto por muito tempo.
Qualquer descuido pode acarretar graves danos, porque a acçao do fogo derrete a substância vítrea que as recobre. E essa, muitas vezes , a causa de graves perturbações do estômago e intestino.

As panelas de pedra ou de barro, embora excelentes para certos usos, apesar de pesadas e más transmissoras de calor, principalmente as primeiras, quebram-se com facilidade.

Quanto a raladores para frutas e legumes, prefira sempre os de alumínio, os quais tem a vantagem de não deixar escurecer as batatas e os frutos..

-------------------------------------------------------------

Sopa de Lentilhas

½ - kg de lentilhas ( 2 ½ xícaras )
1 – colher ( sopa ) de óleo
3 – dentes de alho
1 – cenoura de tamanho médio cortada em rodelas ( ½ xícara )
1 – talo de salção grande cortado em rodelas ( ¾ de xícara )
2 – colheres ( sopa ) de salsa picada
1 – tablete de caldo de carne
1 – folha de louro
Sal
Pimenta ¼ colhe ( chá ) de tomilho
1 – lata de carne (viandada presuntada ) ou 150 g de presunto cortado em fatias e depois em cubinhos
1 – kg de tomate sem casca e cortado em pedaços.

Modo de fazer:

Coloque numa panela a lentilha, o óleo e 5 xícaras de água. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Cozinhe durante 2 minutos e retire do fogo. Tampe e deixe descansar por 1 hora. Acrescente o alho, a cenoura, o salsão, 1 xícara de água, a salsa, o tablete de caldo, a folha de louro, o sal, a pimenta e o tomilho. Leve ao fogo até ferver. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até que as lentilhas fiquem macias ( por cerca de 1 hora )
Junte a carne cortada em cubinhos e o tomate. Cozinhe em fogo baixo sem tampar durante 30 minutos.
Sirva como prato único ou entrada.